Penápolis, 22/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

23/11/2022

Homenagem: professora Carme Aparecida da Silva Souza recebe comenda "Consciência Negra"

A Câmara Municipal de Penápolis realizou em sua sessão segunda-feira, dia 21, a primeira entrega da comenda “Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares” à professora Carme Aparecida da Silva Souza. A homenagem ocorreu num reconhecimento ao destaque da educadora pela participação ativa em prol da igualdade racial. 
A entrega da honraria foi feita pela vereadora Professora Jandinéia (PT), autora de projeto para sua instituição na Câmara Municipal. 

Vida
Filha de Maria Benedita da Silva e de Vicente  Pedro da Silva, Carme Aparecida da Silva nasceu dia 18 de maio de 1972, na cidade de Conselheiro Mairink, no interior do Paraná. Possui descendência afro, bisneta de Cândida, uma das muitas pessoas trazidas   para o  Brasil de forma escravizada. Por volta de 1975,  entre seus 3 e 4 anos de vida, migrou do Paraná para Penápolis, diante de oportunidade de trabalho para seu pai e irmãos na Usina Campestre. Desde pequena começou a sofrer preconceito por causa da sua cor de pele, em diversos tipos de situações, como na escola. Por ser preta também enfrentou  dificuldades para conseguir emprego na sua adolescência e seguiu com trabalho informal.  Com gosto pela leitura, optou pela área da educação, influenciada  por bons professores e apoio de sua mãe. Concluiu em 1995 o curso de Letras pela Funepe.  Lecionou em diversas escolas  de Penápolis e por meio de concurso público da Secretaria Estadual da Educação, alcançou a titularidade de cargos de português e inglês em 2008  na Escola Francisca Lisboa Peralta, em Osasco, quando intensificou  atenção especial para os alunos pretos.  Desde o ano 2012, dedica-se à Escola Estadual Carlos Sampaio Filho, onde é vice-diretora e desenvolve várias ações  em defesa da igualdade racial e combate ao preconceito, abrangendo a comunidade num geral. Cursou  também Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema, concluída em julho de 2018, mesmo ano em que fez ainda pós graduação em neuropsicopedagogia. Casada com José Marcos de Souza, desde 23 de dezembro de 1995, possui duas filhas: as gêmeas  Vitória e Clara, ambas atualmente estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Imprensa/Câmara


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

22/10/2024 - Fatalidade: jovem morre afogado em rio de rancho em Penápolis

22/10/2024 - Interdição de ponte: passagens de ônibus para São José do Rio Preto ficarão mais caras

22/10/2024 - Auxiliar tem chácara invadida e objetos furtados

22/10/2024 - Suspeito de embriaguez bate carro contra poste de energia

22/10/2024 - Mulher registra BO na polícia após ser agredida pelo sogro

22/10/2024 - Alunas de Medicina da Funepe participam de Intercâmbio Estudantil pela IFMSA Brazil

22/10/2024 - Penápolis 116 anos: Desfile de Aniversário da cidade acontece nesta quinta

22/10/2024 - Museu Histórico inaugura nova expografia amanhã

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.