Penápolis, 25/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

19/07/2022

Bady Bassitt registra o primeiro caso de varíola dos macacos no noroeste paulista

DA REDAÇÃO

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Bady Bassitt, cidade a 106km de Penápolis, confirmou ontem, segunda-feira (18), o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox – MPX – varíola símia). O paciente é um homem de 33 anos, que viajou recentemente para a Argentina e São Paulo, na Capital.
De acordo com a pasta, o paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 12 de julho. Ele realizou exames no Hospital de Base de São José do Rio Preto e testou positivo.
A Vigilância Epidemiológica Municipal informou que o paciente está bem, em isolamento domiciliar, com boa evolução do quadro, e está sendo acompanhado pela equipe de saúde do município.
Os contatos próximos estão bem, sem sintomas, e estão sendo igualmente acompanhados.
Este é o primeiro caso confirmado da doença no noroeste paulista. No Estado de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são 304 casos confirmados de MPX. Destes, 260 são na Capital.

Doença
A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre que ocorre geralmente em regiões de floresta da África Central e Ocidental. A doença ressurgiu na Nigéria em 2017, após mais de 40 anos sem casos relatados. Desde então, houve mais de 450 casos relatados no país africano e pelo menos oito casos exportados internacionalmente.
A taxa de mortalidade de casos para o vírus da África Ocidental é de 1%, enquanto para o vírus da Bacia do Congo pode chegar a 10%. As crianças também estão em maior risco, e a varíola durante a gravidez pode levar a complicações, varíola congênita ou morte do bebê, aponta a OMS.
A fonte de infecção nos casos relatados ainda não foi confirmada pela OMS. No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias. Por isso pessoas infectadas precisam ficar isoladas e em observação por 21 dias.

(Com informações do Instituto Butantan com base nos dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), da UKHSA e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. Com informações da Secretaria de Saúde do Estado de SP)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/10/2024 - Penápolis: 116 anos desde o início da terra de Maria Chica

25/10/2024 - Prefeito Caique Rossi avalia seu mandato e projeta futuro

25/10/2024 - COMUNICADO AOS ASSINANTES, ANUNCIANTES E LEITORES

25/10/2024 - Público: com nova expografia, Museu Histórico é reaberto

25/10/2024 - Amanhã tem espetáculo gratuito "Sapo" no CEUs das Artes

25/10/2024 - Requerimento defende intérprete de libras em repartições públicas

25/10/2024 - Casa é invadida e furtada no Parque Industrial

25/10/2024 - Homem é preso por agredir companheira no bairro Residencial Gualter Monteiro

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.