Penápolis, 25/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

16/07/2022

Vizinhos se unem e mantêm tradição das festas juninas

DA REPOTAGEM

A união de moradores e a devoção católica aos santos juninos fizeram com que vizinhos na Vila Fátima, em Penápolis mantivessem a tradição popular das festas juninas entre os moradores do bairro como forma de confraternização. 
José Luís Bambolin, popularmente conhecido como Bambolin, e Silvino Leandro realizaram, recentemente, uma grande festa na avenida Minas Gerais, e além das tradicionais guloseimas, conseguiram reunir grande número de pessoas em uma festa realizada na própria rua com a colaboração de suas esposas, Lídia Vilanova Arzani Bambolin e Agda Dias Leandro, respectivamente, além de vizinhos.
A festa já era uma tradição entre cada um deles, mas ganhou mais força após se tornarem vizinhos e unirem em prol da festança.
Bambolin animava festas juninas de escolas, creches e nas comunidades do Santuário há mais de 30 anos e, por gostar muito, passou a realiza-la, juntamente com sua esposa, em 2008, entre seus vizinhos na rua Pará, também na Vila Fátima. A festa sempre seguia com o Santo Terço e as honras aos santos juninos, além das guloseimas e suas tradicionais quadrilhas. 
Já Silvino e sua esposa, também moradores na Vila Fátima, realizaram sua primeira festa junina em 2001, em honra a São João, e com o intuito de promover momentos de união e diversão entre sua família, vizinhos e amigos. A festa também mantinha o Santo Terço, além das comidas típicas e danças, e se tornaram tão tradicionais que as pessoas passaram a esperar com muita ansiedade. Entretanto, houve a interrupção nos últimos anos causada pela pandemia da Covid-19.
Neste intervalo, Bambolin e Lídia sua esposa se mudaram para o mesmo quarteirão de Silvino e Agda, na avenida Minas Gerais. Como os casais já participavam juntos da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, decidiram unir também suas tradicionais festas, tendo reunido dezenas de pessoas e consideradas grande sucesso neste ano com a retomada das festividades. Os casais e a comunidade já se uniram em prol da festa do próximo ano, prometendo repetir o sucesso.

(Rafael Machi)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/10/2024 - Penápolis: 116 anos desde o início da terra de Maria Chica

25/10/2024 - Prefeito Caique Rossi avalia seu mandato e projeta futuro

25/10/2024 - COMUNICADO AOS ASSINANTES, ANUNCIANTES E LEITORES

25/10/2024 - Público: com nova expografia, Museu Histórico é reaberto

25/10/2024 - Amanhã tem espetáculo gratuito "Sapo" no CEUs das Artes

25/10/2024 - Requerimento defende intérprete de libras em repartições públicas

25/10/2024 - Casa é invadida e furtada no Parque Industrial

25/10/2024 - Homem é preso por agredir companheira no bairro Residencial Gualter Monteiro

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.