Penápolis, 26/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

19/06/2022

Região: Projeto produzirá registros de praças utilizando a cianotipia

Técnica secular de reprodução de imagem resulta em imagens monocromáticas em diferentes tonalidades de azul

DA REDAÇÃO 

As praças públicas representam um importante espaço de convivência e socialização, que muitas vezes ilustram sobre a história e cultura de um município. Em Araçatuba, elas foram escolhidas como tema do projeto Araçapraças e ganharão todos os holofotes do fotógrafo Devair Muchiutti e da artista visual Fernanda Russo.
Ambos trabalharão juntos em todo o processo, desde a captação das imagens das praças, do processo de reprodução fotográfica cianotipia, que produz imagens em tons de azul, até a exposição das obras. 
Também haverá oficinas especiais sobre a técnica com grupos de alunos de uma escola pública do município.
Inscrito pelo Espaço Cultural Fábrica da Arte, o projeto foi contemplado pelo edital 001/2021, promovido pela Secretaria de Cultura de Araçatuba, na categoria Exposição Inédita de Artes Visuais. 
Entre os espaços públicos selecionados estão a Praça Rui Barbosa, João Pessoa  e Seisaburo Ikeda (Guanabara); outros espaços estão em análise.

Arte e conscientização 
Os idealizadores explicam que a ideia surgiu de uma paixão em comum pela cianotipia e todos os efeitos de imagem feitos artesanalmente. 
"Já havíamos feito experimentações no espaço cultural, com outros temas utilizando a técnica. Quando surgiu o edital, encontramos um caminho para viabilizar um projeto e pensamos em algo que pudesse mostrar a cidade, e foi assim que definimos como tema as praças”, explica a artista visual Fernanda Russo.
Ela também destaca que a cianotipia tem uma característica de fotografia antiga e que unido ao fato das fotos serem da atualidade, o resultado deverá gerar um impacto diferente para quem contemplar a paisagem araçatubense. Também é uma maneira de despertar o interesse das pessoas por métodos como esse, fugindo um pouco do digital, não deixando morrer essa forma de arte.
"Além de divulgar sobre o processo de cianotipia, outro objetivo do Araçapraças é conscientizar a sociedade de que ela deve se apropriar dos espaços púbicos. Só assim será possível chamar a atenção dos órgãos governamentais responsáveis sobre a necessidade de manter esses espaços mais preservados. Hoje estamos num círculo vicioso: as pessoas não ocupam as praças porque os espaços não estão bem preservados e o poder público não dá maior atenção ao assunto porque não são utilizados. Então, também gostaríamos de ajudar nessa união, pois todos serão beneficiados; inclusive, o impacto de maior atenção é muito maior que o visual. Praças preservadas também contribuirão para o maior equilíbrio da natureza e preservação da flora e fauna”, acredita o fotógrafo Devair Muchiutti.

Etapas
As primeiras etapas do cronograma do Araçapraças foram realizadas em abril, envolvendo pesquisas e captações de imagens, em vários ângulos, inclusive aéreas. O próximo passo é realizar um trabalho técnico minucioso de cianotipia, e a finalização do projeto conta com uma exposição das imagens na modalidade on-line, num site exclusivo, e também presencial com a impressão em papel aquarela, em vários tamanhos, ainda este ano. O local da exposição ainda será definido. 

(Com informações da assessoria de imprensa)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/10/2024 - Penápolis: 116 anos desde o início da terra de Maria Chica

25/10/2024 - Prefeito Caique Rossi avalia seu mandato e projeta futuro

25/10/2024 - COMUNICADO AOS ASSINANTES, ANUNCIANTES E LEITORES

25/10/2024 - Público: com nova expografia, Museu Histórico é reaberto

25/10/2024 - Amanhã tem espetáculo gratuito "Sapo" no CEUs das Artes

25/10/2024 - Requerimento defende intérprete de libras em repartições públicas

25/10/2024 - Casa é invadida e furtada no Parque Industrial

25/10/2024 - Homem é preso por agredir companheira no bairro Residencial Gualter Monteiro

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.