Penápolis, 26/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

22/05/2022

Cultura: "O olhar Naif de São Francisco" reúne obras de 62 artistas no Museu do Sol

DA REDAÇÃO

Prossegue até 30 de junho no Museu do Sol de Penápolis a exposição de artes “O olhar Naif de São Francisco”, que reúne obras de 62 artistas de diversas regiões do Brasil e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, com entrada franca. Tendo como curador o artista naif André Cunha, que tem Galeria em Paraty (RJ), os artistas retratam a vida de São Francisco de Assis, santo padroeiro de Penápolis.
Para o diretor do Museu do Sol Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, os quadros da exposição retratam São Francisco de várias maneiras, e por se tratar de um santo que tem um Santuário na cidade e grande devoção, é uma ótima opção para que as pessoas visitem o museu e conheçam essas obras. “São trabalhos de qualidade que retratam cada artista, e que podem ser adquiridos pelos interessados. Também é uma oportunidade para que as pessoas conheçam o museu e o seu trabalho cultural junto à comunidade”, observou o diretor.
Beto Fernandes explicou que a exposição é também uma forma de valorizar a fé no santo padroeiro católico de Penápolis, cujo santuário promove festividades no mês de outubro, em sua homenagem. “A cidade está muito ligada à São Francisco e a fé católica é muito forte devido à presença dos Frades Menores Capuchinhos de são Paulo, e do próprio Santuário, presentes desde a fundação do município”, lembrou. 
Quem comparecer ao Museu do Sol terá a oportunidade de ver o santo de várias maneiras, em obras que retratam pinturas voltadas à natureza e à divindade. A exposição, segundo os organizadores, é uma forma, se não a melhor, de valorizar a arte e a religiosidade do povo penapolense, tão devoto desse santo popular e que é um dos mais retratados em pinturas. 
Beto Fernandes lembrou que existe uma coleção específica, com mais de 100 obras do Museu de São Francisco, que pertence ao Museu do Sol – inclusive foi através dela que a exposição surgiu -, e que aguarda há mais de 40 anos por um espaço próprio. A exposição tem apoio da Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, Funarpe (Fundação de Artes de Penápolis) e Teletusa Materiais para Construção.

Horários
Localizado na avenida Rui Barbosa, 798, centro, o Museu do Sol está aberto para visitação das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, com a escolas podendo agendar visitação monitorada através do telefone (18) 3652-0590. 

(Com informações da A/I Museu do Sol)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/10/2024 - Penápolis: 116 anos desde o início da terra de Maria Chica

25/10/2024 - Prefeito Caique Rossi avalia seu mandato e projeta futuro

25/10/2024 - COMUNICADO AOS ASSINANTES, ANUNCIANTES E LEITORES

25/10/2024 - Público: com nova expografia, Museu Histórico é reaberto

25/10/2024 - Neste sábado tem espetáculo gratuito no CEUs das Artes

25/10/2024 - Requerimento defende intérprete de libras em repartições públicas

25/10/2024 - Casa é invadida e furtada no Parque Industrial

25/10/2024 - Homem é preso por agredir companheira no bairro Residencial Gualter Monteiro

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.