Penápolis, 28/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

18/03/2022

Vereadora quer informações do Executivo sobre a infestação de escorpiões na cidade

A Câmara Municipal de Penápolis, por iniciativa da sua presidente, Letícia Sader (MDB), requereu ao Executivo informações sobre a infestação de escorpiões na cidade. A emedebista  questiona a Vigilância Sanitária sobre o número de casos registrados  e quais providências estão sendo feitas para combater o problema. “Temos recebido muitas reclamações sobre escorpiões. Em 2021 o número de ocorrência de acidentes com escorpiões já foi bem  maior do que em 2020”, disse Letícia Sader. 
A presidente da Câmara Municipal relatou que escorpiões, cuja picada pode matar, têm sido encontrados em grande parte da cidade, inclusive nas proximidades de praças esportivas e unidades escolares. “É urgente a intensificação de medidas pela administração municipal no combate aos escorpiões, como com campanhas de orientação e conscientização da população  para cuidados e colaboração”.

Prevenção
De acordo com divulgação do governo de São Paulo, a prevenção de acidentes com  escorpiões pode ser feita com vários cuidados, entre os quais manter jardins e quintais limpos; evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas; evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas;  manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos pelos menos numa faixa de um a dois metros junto às casas; sacudir  roupas e sapatos  antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo; não colocar as mãos em buracos sob pedras e troncos podres; usar calçados e luvas de raspas de couro para atividades  em que seja preciso colocar a mão e pisar em buracos, entulhos e pedras; o escorpião apresenta  hábito noturno, e assim, para evitar sua entrada nas casas, deve-se vedar soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer;  usar telas em ralos do chão, pias ou tanques; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes; consertar rodapés despregados; afastar as camas e berços das paredes; evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem-se ao chão; não pendurar roupas nas paredes; e acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes  que possam ser mantidos fechados os escorpiões.

Imprensa/Câmara


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/10/2024 - Penápolis: 116 anos desde o início da terra de Maria Chica

25/10/2024 - Prefeito Caique Rossi avalia seu mandato e projeta futuro

25/10/2024 - COMUNICADO AOS ASSINANTES, ANUNCIANTES E LEITORES

25/10/2024 - Público: com nova expografia, Museu Histórico é reaberto

25/10/2024 - Neste sábado tem espetáculo gratuito no CEUs das Artes

25/10/2024 - Requerimento defende intérprete de libras em repartições públicas

25/10/2024 - Casa é invadida e furtada no Parque Industrial

25/10/2024 - Homem é preso por agredir companheira no bairro Residencial Gualter Monteiro

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.