Penápolis, 28/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

13/03/2022

"Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado": Programa recebe reconhecimento do Governo Federal

DA REDAÇÃO

O programa Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado recebeu nesta semana o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, um reconhecimento do Governo Federal para projetos de revitalização de bacias hidrográficas que implementam ações de conservação, preservação e recuperação ambientais que visem o aumento da disponibilidade hídrica, em quantidade e qualidade, para os usos múltiplos.
O projeto Produtor de Água é uma iniciativa da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis e com o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado. O município de Penápolis foi pioneiro na implantação do programa na bacia hidrográfica do Baixo Tietê. 
O Programa prevê a adoção do Pagamento por Serviços Ambientais. É uma forma de incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água. O produtor receberá apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Com isso, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos. Dentre as ações praticadas pelos produtores rurais estão a recuperação e conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, manutenção de áreas com vegetação nativa, construção de terraços em nível, de bacias de captação e infiltração de águas de chuva, adequação de estradas  vicinais, obras de saneamento rural, entre outros.
A certificação do Selo representa para o Daep/Consórcio um reconhecimento oficial de que um projeto de revitalização de bacia hidrográfica contribui para a segurança hídrica e para desenvolvimento sustentável do país. O Selo objetiva reconhecer e potencializar o cuidado com as águas brasileiras por meio de um mecanismo de incentivo positivo. 
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Regional, as instituições que obtiverem o Selo poderão se beneficiar do ganho reputacional e de agregação de valor social, associando o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras na divulgação de suas marcas e ações de comunicação institucional. 
Para o Prefeito de Penápolis, Caique Rossi, o reconhecimento do Governo Federal mostra que o Daep e o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado estão no caminho certo na preservação dos recursos hídricos de Penápolis através de projetos inovadores com certificação nacional. 

(Com A/I Daep)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/10/2024 - Penápolis: 116 anos desde o início da terra de Maria Chica

25/10/2024 - Prefeito Caique Rossi avalia seu mandato e projeta futuro

25/10/2024 - COMUNICADO AOS ASSINANTES, ANUNCIANTES E LEITORES

25/10/2024 - Público: com nova expografia, Museu Histórico é reaberto

25/10/2024 - Neste sábado tem espetáculo gratuito no CEUs das Artes

25/10/2024 - Requerimento defende intérprete de libras em repartições públicas

25/10/2024 - Casa é invadida e furtada no Parque Industrial

25/10/2024 - Homem é preso por agredir companheira no bairro Residencial Gualter Monteiro

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.