09/01/2022
DA REDAÇÃO
O isopor (EPS) se faz presente no nosso dia a dia por meio de embalagens de frios, copos, pratos, marmitex, proteção de embalagens de eletroeletrônicos e móveis. Essa grande quantidade de isopor antes sem destino adequado no município de Penápolis, agora com esforço da Corpe - Cooperativa Dos Recicladores de Penápolis - em parceria com a empresa Proecologic Reciclagem de EPS, todos os penapolenses já podem encaminhar seus isopores para a destinação ambiental correta. O presidente da Corpe Nelito Silva de Oliveira se emocionou ao ver sair da cooperativa no dia 04 de janeiro a primeira carga de isopor com cerca de 2.300 tonenadas (60 fardos) a caminho da destinação final ambientalmente adequada.
A empresa Proecologic realiza a retirada dos fardos prensados e separados por cor, onde após ser processado é enviado para a indústria para a transformação em diversos outros produtos.
Com essa iniciativa, o Daep e a Corpe evitarão que o volume desse resíduo coletado ocupe grande espaço no aterro sanitário além de gerar renda para os cooperados. Todos os penapolenses podem contribuir com a preservação do meio ambiente, fazendo a destinação dos resíduos de forma correta. O isopor pode ser descartado nas 07 unidades de ecopontos distribuídas em pontos estratégicos e também por meio da coleta seletiva que ocorre uma vez na semana em todos os bairros.
O Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, salienta que incentiva as parcerias realizadas com a cooperativa e desde o inicio de sua gestão, tem atuado na busca de melhorar a destinação final dos resíduos sólidos.
O Prefeito Municipal, Caíque Rossi, ressalta a importância do beneficio social e ambiental da atuação da CORPE e parabeniza os cooperados pela iniciativa. “O aumento renda familiar das 35 pessoas é motivo de orgulho pois assim melhora a qualidade de vida”.
Orientações para o descarte:
O isopor deve ser descartado juntamente com os demais materiais recicláveis, na coleta seletiva;
Plásticos e adesivos nas embalagens devem ser removidos do isopor, pois atrapalham o trabalho dos cooperados;
O Isopor não pode conter gesso, cola, tinta, concreto, ferro, entre outros contaminantes;
Mesmo quando houver resíduos de gordura ou café, o isopor pode ser descartado (e não precisa ser lavado previamente). O que não pode é conter grãos ou pedaços de comida.
(Com A/I Daep)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
30/10/2024 - Malha Oeste: transporte ferroviário de passageiros pode ganhar força
30/10/2024 - Construtor perde R$ 7 mil ao cair em golpe
30/10/2024 - Autônomo é flagrado com maconha na rodovia Assis Chateaubriand
30/10/2024 - Eletricista é abordado por motociclista e tem celular roubado
30/10/2024 - Polícia Civil investiga morte de mulher de 35 anos
30/10/2024 - Penápolis 116 Anos: milhares de pessoas prestigiam Desfile de Aniversário da cidade
30/10/2024 - Cras realiza projeto "Meu aniversário" com grupos de idosos
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.