06/01/2022
DA REDAÇÃO
A elevada procura por atendimento no Pronto Socorro Municipal nos últimos dias, fez com que a vereadora professora Jandinéia (PT), defendesse a instalação de uma barraca (tenda) ao lado da unidade para a realização de pré-atendimento às pessoas com sintomas relacionados a gripo, dengue e Covid-19. Um ofício nesse sentido será enviado à Secretaria Municipal de Saúde, explicando a necessidade da implantação desse sistema para separar esses atendimentos
Segundo ela, é preciso reconhecer que o Pronto Socorro municipal vem enfrentando acentuada elevação no número de pacientes que procuram por atendimento, sejam por suspeita de gripe, dengue ou Coivd-19.
“Conforme registros dos próprios munícipes e de vereadores que compareceram ao local, o número de pessoas aumentou consideravelmente nos últimos dias em razão da onda de gripe que atingiu a cidade e região, bem como os casos de Covid-19, com nova variante, e que deixou a comunidade bastante preocupada”, lembrou.
Ressaltou que o fluxo de pessoas aumentou e o tempo de atendimento diminuiu e, consequentemente, elevaram as reclamações. Nesse contexto, segundo a vereadora, a Secretaria de Saúde poderia disponibilizar um pré-atendimento com enfermeiros, instalando a barraca para receber pacientes com suspeitas gripais.
“Por outro lado, os atendimentos considerados de emergência – que é a função principal do Pronto Socorro-, seriam atendidos normalmente conforme o cronograma e observando o grau emergencial de cada um. Sabemos do empenho da administração em solucionar os problemas da saúde como um todo, então a aplicação de um atendimento dessa natureza poderia ajudar nessas soluções”, explicou.
Ainda no ofício, a vereadora observou que esse atendimento seria somado às ações que foram divulgadas pelo Executivo (prefeito) em relação ao trabalho no combate a Covid-19, como as campanhas de vacinação e de conscientização, e ainda sobre a reestruturação da Santa Casa, com novos aparelhos, camas, equipamentos, novos leitos de UTIs, centro respiratório exclusivo ao Covid-19, Centro de Atendimento pós covid-19 e a farmácia no Pronto Socorro.
Férias
A professora Jandinéia relatou que as dificuldades no atendimento do Pronto Socorro, em finais de semana, sempre são elevadas, e a agora pós feriado de final de ano e início de férias escolares, a tendência é que será ainda maior por conta das férias dos médicos nos PASs, e outras unidade de saúde, com os munícipes procurando o Pronto Socorro.
“Também seria importante a Secretaria de Saúde se organizar para essas férias, contratando médicos temporários ou fazendo um calendário de férias que não prejudique a demanda de saúde no município. Como sugestão, indicamos que além da barraca ao lado do Pronto Socorro, o atendimento para suspeitas de gripe, dengue e Covid-19 poderiam ser feitos na Macro 2 (Postão), com entrada pelos fundos para se evitar contatos e aglomerações, ou até mesmo no Ginásio de Esportes, que, dada a complexidade da situação que estamos enfrentando seria outra alternativa, desafogando os atendimentos no Pronto Socorro”, concluiu.
(Com A/I Carlos Netto)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
30/10/2024 - Malha Oeste: transporte ferroviário de passageiros pode ganhar força
30/10/2024 - Construtor perde R$ 7 mil ao cair em golpe
30/10/2024 - Autônomo é flagrado com maconha na rodovia Assis Chateaubriand
30/10/2024 - Eletricista é abordado por motociclista e tem celular roubado
30/10/2024 - Polícia Civil investiga morte de mulher de 35 anos
30/10/2024 - Penápolis 116 Anos: milhares de pessoas prestigiam Desfile de Aniversário da cidade
30/10/2024 - Cras realiza projeto "Meu aniversário" com grupos de idosos
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.