30/12/2021
DA REDAÇÃO
A professora Jandinéia (PT) afirmou na última semana de dezembro que chega ao final de 2021 com a certeza do dever cumprido, referindo-se ao seu primeiro ano como vereadora na Câmara de Penápolis, e o retorno do Partido dos Trabalhadores com representante no Legislativo penapolense. Indagada sobre a possibilidade de exercer seu mandato como vereadora pelo PT com dificuldades, ela explicou que num primeiro momento isso poderia ser pensado pela população e até ocorrer. “Primeiro por ser mulher, ter sido eleita por um partido de esquerda que foi massacrado pela mídia nos últimos anos, e por até acreditarem que vindo da Educação, não debateria pautas como segurança, saúde, entre outras”, explicou.
Segundo Jandinéia o trabalho do vereador é buscar soluções, através de projetos para a comunidade como um todo, mas nem sempre as soluções apresentadas pela Câmara são atendidas pelo Executivo (prefeito), que é quem tem o controle dos recursos oriundos dos impostos pagos pela população.
“Mesmo assim, fizemos a nossa parte, ouvimos a população, os segmentos que nos procuraram ou apresentaram sugestões. Na verdade, a cidade tem muitos problemas e a nossa ação é buscar soluções e amenizar esses problemas, especialmente na área social onde a demanda é muito grande”, disse a vereadora.
Durante o primeiro ano no Legislativo penapolense, a professora Jandinéia (PT) apresentou várias indicações ao Executivo, atendendo a demanda da população nas zonas urbana e rural, inclusive em setores diversos, não ficando somente na Educação, área em que trabalhou como professora e diretora de escola por mais de 30 anos.
Ao todo foram 65 requerimentos individuais e outros em parcerias com os demais colegas da casa; 60 indicações, 9 moções, 2 projetos de Lei e 3 requerimentos verbais, contribuindo assim com proposituras em diversos segmentos da cidade, beneficiando áreas importantes como saúde, educação, trânsito, social, entre outras.
REQUERIMENTOS
A atuação da vereadora teve propostas, através de requerimentos, solicitando do Executivo ações junto à Receita Federal visando a doação de ônibus ou outros veículos que foram apreendidos para atender a demanda de várias secretarias e repartições municipais.
Pediu o aperfeiçoamento do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), por meio do estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho. Também solicitou a implantação do auxílio “Penápolis Emergencial” para atender pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia e estudos para instalação de uma passarela na rotatória de acesso ao bairro Cidade Jardim.
Solicitou ações do Executivo no sentido de amenizar a situação de moradores em vários bairros, principalmente periféricos, que sofrem com falta de energia elétrica em períodos de chuvas. Quer investimentos da CPFL para acabar com esse problema.
Sobre o projeto para doação de absorventes às mulheres carentes do município, e às meninas das escolas públicas municipais, enviado pelo Executivo e aprovado na Câmara, foi uma iniciativa da professora Jandinéia.
COVID-19
Em relação à vacinação contra a Covid-19, no auge da Pandemia a vereadora Jandinéia demonstrou preocupação com diversas parcelas da comunidade, para essas tivessem prioridade na vacinação. Pediu, então, a inclusão dos autistas nessa prioridade. Por outro lado, na mesma época pediu à secretaria municipal de Saúde estudos visando proceder a vacinação contra covid-19 dos alunos, nas próprias escolas.
Também pediu isenção de impostos para as empresas e pequenos empresários locais, que não tiveram como manter seus estabelecimentos durante a pandemia.
Demais projetos, requerimentos, indicações e moções apresentadas pela vereadora professora Jandinéia estão disponibilizados no site www.camaradepenapolis.sp.gov.br .
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
30/10/2024 - Malha Oeste: transporte ferroviário de passageiros pode ganhar força
30/10/2024 - Construtor perde R$ 7 mil ao cair em golpe
30/10/2024 - Autônomo é flagrado com maconha na rodovia Assis Chateaubriand
30/10/2024 - Eletricista é abordado por motociclista e tem celular roubado
30/10/2024 - Polícia Civil investiga morte de mulher de 35 anos
30/10/2024 - Penápolis 116 Anos: milhares de pessoas prestigiam Desfile de Aniversário da cidade
30/10/2024 - Cras realiza projeto "Meu aniversário" com grupos de idosos
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.