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Diário de Penápolis

Cidade & Região

09/12/2021

Rodovias: Marechal Rondon e Assis Chateaubriand são avaliadas

DA REPORTAGEM

As duas principais rodovias de Penápolis, sendo elas a Marechal Rondon (SP 300) e a Assis Chateaubriand (SP 425) foram avaliadas recentemente pela 24ª edição da Pesquisa CNT (Confederação Nacional do Transporte) de Rodovias, que avaliou estas estradas como “ótima” e “regular” respectivamente. 
Nesta edição, durante 30 dias, 21 equipes percorreram mais de 109 mil quilômetros para avaliar a malha rodoviária pavimentada brasileira, abrangendo 100% das rodovias federais e os principais trechos estaduais.
A pesquisa, segundo explicou a confederação, inovou com a coleta digital, reconhecimento automático de placas e uso de geoprocessamento na validação e consolidação dos dados, além de mapeamento por imagens de satélite, técnicas utilizadas pelos países mais avançados para colher informações, bem como o acompanhamento de rodovias.
Segundo o que foi divulgado pela pesquisa, a rodovia Marechal Rondon foi apontada como a 7ª melhor rodovia no Brasil, tendo sido conceituada como “ótima” nos setores de estado geral, pavimento, sinalização e geometria da via, que envolve a presença de acostamento, entre outras características.
Apesar da avaliação, é comum ver motoristas que trafegam pela rodovia reclamarem de ondulações na via, além de buracos que também podem ser encontrados.
A rodovia Marechal Rondon, em seu trecho que vai de Bauru a Castilho, é administrada pela concessionária ViaRondon. 
Ainda sobre a pesquisa, a rodovia Assis Chateaubriand ficou com a 198ª posição do ranking geral, sendo avaliado como “regular” no estado geral, pavimento e geometria. No quesito sinalização, no trecho entre São José do Rio Preto a Olímpia, a sinalização foi considerada “boa” e de Parapuã a Santópolis do Aguapeí em “regular”. 
Da mesma forma, quem frequenta a rodovia reclama constantemente dos problemas que a via apresenta. Ondulações e buracos na pista, além de desníveis no acostamento e a sinalização precária estão entre as principais reclamações. Outra demanda é a duplicação da via, que passou a ser uma necessidade para a segurança dos usuários.

(Rafael Machi)
 

Consulta pública sobre concessão da Assis é prorrogada

Foi prorrogada, até 10 de janeiro, a Consulta Pública sobre o projeto de concessão do Lote Noroeste. A participação é aberta ao público em geral e as contribuições para o aperfeiçoamento do projeto, que tiveram início no dia 30 de outubro e que se encerraria em 6 de zembro, podem ser enviadas para o endereço eletrônico novasconcessoes@artesp.sp.gov.br.
O chamado Lote Noroeste é um importante trecho que abrange 49 municípios do interior paulista, totalizando 1.022 quilômetros de rodovias. Este é o paço seguinte após a audiência pública realizada no último dia 26 de outubro em Penápolis e que discutiu a concessão da rodovia Assis Chateaubriand (SP 425) com trecho que passa na cidade de Penápolis e que faz parte do processo de renovação e ampliação de concessão de rodovias no Noroeste do Estado.
Além dos documentos disponibilizados pela Consulta, os interessados poderão acessar o Data Room com informações complementares do Projeto, tais como os estudos que embasaram sua estruturação.
A abertura da consulta pública integra a segunda etapa do processo de concessão, que já contou com a realização de uma série de audiências públicas, realizadas em outubro nas cidades de São Paulo, Barretos, São José do Rio Preto, Penápolis e Araraquara.

Projeto
A primeira versão do projeto de renovação e ampliação da concessão de rodovias no Noroeste do Estado prevê R$ 11,8 bilhões de investimentos em 1.046 quilômetros de rodovias.
Está inclusa nesta proposta a concessão da SP 425 em dois trechos, sendo o A de São José do Rio Preto a Guaíra, e o trecho B, de José Bonifácio a Parapuã, esse abrange os municípios de Penápolis e os da microrregião, como Barbosa e Braúna.
Para a região de Penápolis, está prevista a duplicação de 73 quilômetros da rodovia, sendo em três diferentes trechos, com investimento estimado em R$ 392 milhões. O primeiro deles seria entre os municípios de Parapuã e Clementina. Outra parte beneficiada seria um pequeno trecho entre as cidades de Braúna e Penápolis, fechando o projeto de duplicação da rodovia entre os municípios de Planalto e José Bonifácio.
Outros investimentos previstos no projeto inicial de concessão do trecho da SP 425 é a construção e 32 dispositivos, com investimento total de R$ 185 milhões. 
O projeto também prevê a implantação de 100 quilômetros de acostamento e adequações dos já existentes. Novas interseções e dispositivos, recuperação do pavimento, entre outros.
Apesar dos investimentos anunciados, a Artes também considerou que praças de pedágio precisarão ser instaladas na região, atendendo ao projeto inicial, que prevê a construção de uma praça de pedágio no quilômetro 308, entre os municípios de Penápolis e Braúna, além de outra no quilômetro 251, em José Bonifácio.

(Rafael Machi)


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