10/10/2021
DA REPORTAGEM
Um levantamento realizado recentemente pelo Dentran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, mostrou que a cidade de Penápolis está entre os municípios de grande e médio porte do estado com maior percentual de sua população habilitada para a condução de algum veículo automotor.
O levantamento mostrou que a cidade de Penápolis possui 44.227 pessoas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Para o resultado, o Detran leva em consideração a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 64.098 habitantes em Penápolis. Desta forma, 69% da população penapolense tem CNH. O percentual fica acima ainda da média estadual, que, segundo o Detran é de 55%.
Segundo o que foi apontado pelo Departamento, os dados de todas as cidades do interior paulista (57%) são superiores aos da maior cidade do país.
O município de São Paulo possui uma população de 12,4 milhõese 6,2 milhões de CNHs registradas, que representa 50% da população habilitada.
Já a cidade de Santos, por exemplo, tem 72% de sua população habilitada (315.820 condutores de um total de 433.991 habitantes). Campinas, com 1,2 milhão de habitantes, tem 776.691 condutores (63%). Os municípios de São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca e Barretos possuem 64% de sua população com CNHs registradas no Detran.SP.
Dos 46,6 milhões de cidadãos paulistas, 25,9 milhões possuem CNHs registradas no Departamento de Trânsito. O número representa 55% do total de cidadãos habilitados na comparação com a população do Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado com base nos dados de julho de 2021.
“Esses números revelam o impacto que um sistema de transporte coletivo integrado, como o que existe na capital, exerce sobre a utilização do veículo particular no cotidiano dos cidadãos”, afirma o presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.
Mas por que as cidades do interior paulista possuem um número maior de cidadãos habilitados? Segundo o arquiteto e professor de Planejamento Urbano da PUC-Campinas, Thiago Amim, a dispersão urbana de cidades menos adensadas e mais espalhadas do que a capital acarreta em uma procura maior pelas habilitações e, consequentemente, a utilização de veículos particulares.
“O desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo e de sua densidade populacional viabiliza a utilização de mais transportes públicos como linhas de trem, metrô e ônibus. No interior temos a verticalização dos municípios e a dispersão dos habitantes em áreas maiores e mais distantes, o que dificulta uma caminhada a pé ou a utilização de um transporte público, que leva muito mais tempo do que uma viagem de carro ou moto. Além disso, muitas cidades são circundadas por rodovias o que motiva também a procura pela habilitação”, ressalta Amim.
O professor destaca outro ponto que envolve a procura pela CNH: o chamado “movimento pendular”, que é realizado normalmente por pessoas que viajam de um município para o outro diariamente e voltam para sua cidade no fim do dia para dormir. “No interior há a necessidade de um deslocamento maior sem tantas opções de transporte público como na capital. Isso também reflete na busca pela habilitação”, finaliza.
(Com informações Detran-SP)
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