Penápolis, 01/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

02/10/2021

Estiagem: Daep garante que risco de racionamento é grande

DA REPORTAGEM

O presidente do Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis), Carlos Alberto Bachiega, voltou a alertar nesta sexta-feira (1º) sobre o risco de racionamento de água caso não haja economia por parte da população, além do aumento de chuvas nas próximas semanas. O alerta foi feito durante o programa “Canal Direto”, produzido pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Penápolis nas redes sociais. O prefeito Caique Rossi (PSD) também alertou sobre o problema, que, segundo ele, é “gravíssimo”.
Conforme o que foi divulgado pelo próprio presidente, os dados divulgados pela ANA (Agência Nacional das Águas), o Ribeirão Lajeado, que abastece Penápolis, perdeu, em setembro, 11 litros por segundo em sua vazão. “Em março, nós tínhamos 960 litros de água por segundo passando no ponto de captação. Desde então, isso tem diminuído muito, fechando o mês de setembro com 450 litros por segundo, menos da metade”, afirmou Bachiega.
Segundo o Boletim da Estiagem, divulgado quinzenalmente pelo Daep, em agosto deste ano a vazão era de 461 litros por segundo, caindo para 458 na primeira quinzena de setembro e ainda mais ao fim do mês. 
Segundo o que foi informado pelo presidente, em todo o mês de setembro choveu pouco mais de 20 milímetros. “É uma situação fora do normal, atípica. Nestes últimos três anos, a estiagem tem se acirrado muito mais e a previsão é a de que isso vai perdurar também para o ano que vem”, destacou. 
Bachiega ressaltou que o Daep tem adotado várias medidas para tentar evitar o problema de racionamento. “Dentre as medidas mais drásticas que já tomamos, está a de cortamos água para áreas públicas. Também tomamos a decisão de diminuir a pressão da água nas redes. É uma operação técnica que utilizamos e tem efeito bastante positivo. O Daep faz a parte dele, mas a colaboração das pessoas é fundamental. Somos uma das únicas cidades da região que ainda não entrou em racionamento, por isso, é preciso economizar”, enfatizou.

Prefeito
O prefeito Caique Rossi também comentou o problema durante o programa Canal Direto. Na oportunidade, ele voltou a criticar a “ideia vendida” em anos anteriores de que o Ribeirão Lajeado tinha capacidade de abastecer Penápolis por mais 30 anos. “Assim como eu, tenho certeza que a população está sendo surpreendida com a triste possibilidade de racionamento de água”, afirmou.
Ele destacou também que, neste momento, o melhor caminho é a economia. “Precisamos diminuir, urgentemente, o consumo de água. Já tomamos medias sérias, mas a situação é gravíssima”, ressaltou. 

Bombas
Em reportagem do DIÁRIO, o presidente do Daep já havia alertado sobre o problema e destacado outras ações tomadas pela autarquia para ajudar quanto ao problema, que é o desligamento, todas as noites, das bombas de captação de água no Lajeado. “Isso permite que, durante a noite, a represa possa se recompor em quantidade de água, facilitando, no dia seguinte, a retomada da captação sem que o nível baixe ainda mais. Isso tem sido fundamental para tentarmos manter o serviço”, garantiu Bachiega.
Ele também havia comentado sobre projetos que estão sendo elaborados para garantir fiscalização sobre o consumo exagerado de água. Segundo ele, hoje, não existe legislação municipal para isso, o que inviabiliza este trabalho de fiscalização. “Entretanto, existe um projeto que estamos desenvolvendo e que poderá ser enviado à Câmara Municipal até o final deste ano. A ideia é criar um Código de Postura Ambiental que prevê, além da fiscalização sobre o uso consciente da água, outras medidas relacionadas ao meio ambiente”, finalizou Bachiega.

(Rafael Machi)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

01/11/2024 - Penápolis Garden Shopping: 13º Encontro de Veículos Antigos acontece dia 10

01/11/2024 - Daep comunica sobre coleta de lixo no feriado

01/11/2024 - Show SambaJazz traz influência da diáspora africana ao Sesc Birigui

01/11/2024 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta sexta-feira (01)

01/11/2024 - Previsão do tempo indica fim de semana de chuva em Penápolis

01/11/2024 - Cine Família exibe o filme "Meu malvado favorito 4" neste sábado

01/11/2024 - Câmara aprova criação do Dia Municipal do Rock em Penápolis

01/11/2024 - OFERTAS DESTE FIM DE SEMANA DO SÃO CRISTÓVÃO SUPERMERCADOS - 01/11 a 03/11

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.