Penápolis, 04/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

13/08/2021

Banco de Sangue alerta para a necessidade urgente de doações

DA REDAÇÃO

A ausência dos doadores nos dias de inverno, em razão das temperaturas frias, assim como as doenças respiratórias, típicas desse período do ano que tornam as pessoas inaptas a doarem sangue, contribuem para acentuar as quedas nos estoques dos bancos de sangue. 
No Banco de Sangue de Araçatuba, a situação está crítica, os estoques sanguíneos sofreram uma queda de 35%. Essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização grande de doadores. 
De acordo com Gilson Cirino, captador do Banco de Sangue de Araçatuba, são necessárias 50 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Porém essa meta não vem sendo atingida nos últimos dias, colocando os estoques de sangue em colapso. 
"Ao passo que enfrentamos essa baixa em nossos estoques, o número de atendimentos aumentou consideravelmente em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de Covid, anemias, câncer, dentre outros procedimentos", explica Gilson. 
O captador ressalta a importância das pessoas se programarem para doar sangue neste momento em que o processo de vacinação está em ritmo avançado no país, pois há um período de inaptidão temporária para cada vacina - Coronavac e Sinovac 48 horas, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen são 7 dias. 
"Os doadores que recebem o imunizante contra o coronavírus se tornam inabilitados a doarem sangue por um período que varia de 48 horas a uma semana. Por isso, é importante que eles estejam atentos a esse prazo e façam a sua doação antes ou depois de se vacinarem, e também incentivem seus amigos e familiares que estejam aptos a praticar esse gesto solidário que salva vidas", conclui Gilson Cirino. 
Para ajudar nesta campanha de mobilização emergencial de doação de sangue, a unidade disponibiliza transporte gratuito aos doadores. São oferecidos táxis para uma a quatro pessoas e vans para grupos de 12. Para solicitar o transporte, o doador deve entrar em contato pelo telefone (18) 99738-2211. 
A instituição segue rigorosamente todos os protocolos contra a Covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus. 
Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h, na Rua Gaspar de Lemos, 02 - Jd. Alvorada - anexo ao Hospital Unimed. 

(Com àsClaras Comunicação)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

04/11/2024 - Procurados pela Justiça são presos em Avanhandava e Penápolis

02/11/2024 - Pesca: Polícia Ambiental inicia fiscalização da piracema

02/11/2024 - Penápolis fecha setembro com a criação de apenas uma vaga

02/11/2024 - Câmara Municipal votará 6 projetos em sessão nesta segunda-feira

02/11/2024 - Diana Bioenergia reconhece brigada de incêndio e realiza homenagem

02/11/2024 - Primeira Casa: artesãos e artistas são convidados para expor produtos

02/11/2024 - Participantes concluem curso de operador de caixa

02/11/2024 - COMUNICADO AOS ASSINANTES ANUNCIANTES E LEITORES

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.