Penápolis, 06/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

25/06/2021

Alto Alegre completa 68 anos: Cidade quer diversificar ecomomia e fortalecer agricultura

Com pouco mais de 4 mil habitantes, o município de Alto Alegre, a 23 quilômetros de Penápolis, completou ontem (24), 68 anos de emancipação política, com o desafio de fortalecer a agricultura e agronegócio, carros-chefes de sua economia, e ao mesmo tempo atrair novos investimentos para diversificar as atividades econômicas e gerar mais empregos.
Para isso, o município tem firmado parcerias para garantir uma maior assistência no campo, com a participação de produtores rurais e do governo do Estado, visando garantir melhores condições de produção e de escoamento dos produtos agrícolas, por meio do Programa Melhor Caminho.
A cana-de-açúcar é o principal produto do município, que atende à demanda das usinas de açúcar e álcool da região, com uma área plantada de 15.690 hectares. Em seguida, vem as pastagens, com 11.000 hectares que abrigam 26.550 cabeças de gado de corte e leiteiro.
Outros destaques são o amendoim (800 hectares), batata doce (251 hectares), milho (182 hectares) e seringueira (181 hectares).
Paralelamente a estas culturas, o município estuda incentivar o plantio de limão para exportação, segundo o prefeito Carlos Sussumi Ivama (MDB). “Iniciamos contato com uma exportadora, que tem interesse em comprar todo o limão que for produzido aqui. Vamos conversar com os agricultores e estimular a produção da fruta”, afirmou ele.
Além do fortalecimento do agro, Carlos Sussumi Ivama está buscando atrair novas empresas para a cidade. Pelos seus cálculos, o município deverá receber pelo menos R$ 1 milhão de investimentos da iniciativa privada até o fim do ano, com a instalação de uma fábrica de cartelas de ovo, uma de nutrição animal e outra de pré-moldados de concreto, que, juntas, deverão gerar 50 empregos diretos.
“Mesmo diante da pandemia, alguns setores se desenvolveram e são eles que a gente está buscando”, afirmou o prefeito, ressaltando que a maioria da população trabalha no campo, seja na roça, nas usinas da região ou nos prestadores de serviços para o agronegócio.
O município recebe, também, dois investimentos públicos de grande porte. O primeiro deles, no valor aproximado de R$ 3 milhões, é o novo prédio do hospital municipal, que funciona hoje em um imóvel de terceiros.
Com recursos do governo do Estado e de emendas parlamentares, o município conseguiu reformar e ampliar uma antiga escola para abrigar o hospital, que será inaugurado em julho, com 18 leitos clínicos e dois centros cirúrgicos, para procedimentos de baixa complexidade, com custeio próprio. “Para um município de 4 mil habitantes, é uma grande conquista”, disse o prefeito. 

(Com Alessandra Nogueira - Folha da Região)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

06/11/2024 - Colégio Agrícola: Etec está com inscrições abertas para o "Vestibulinho 2025"

06/11/2024 - Santa Casa de Penápolis emite comunicado sobre furto de itens da cozinha do hospital

06/11/2024 - Conselho Tutelar: Desenvolvimento Social discute atualização de lei

06/11/2024 - Câmara volta a cobrar cuidados para trânsito na Ramalho Franco

06/11/2024 - Daep realiza 5º Encontro Ecológico de Caiaque e Stand Up Paddle

06/11/2024 - Polícia Civil identifica e prende acusados de furtos em Penápolis

06/11/2024 - Homem é preso em flagrante por agredir a avó

06/11/2024 - Mãe é presa por não pagar pensão alimentícia

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.