10/01/2021
DA REPORTAGEM
A vereadora da Câmara de Penápolis, Letícia Takano Sader (MDB) se tornou a primeira pessoa cadeirante a assumir a presidência do Legislativo local. Ela é a segunda mulher a ocupar o posto, a primeira foi a vereadora Zezé Macedo.
Em sua primeira semana de legislatura, Letícia assumiu uma de suas principais bandeiras enquanto eleita: a de defender os direitos das pessoas com deficiência e promover políticas de inclusão na casa de leis penapolense; ideias que ela pretende difundir ainda mais enquanto presidente da Câmara no biênio 2021/2022.
Durante entrevista, Letícia destacou que sua primeira semana tem sido bastante trabalhosa, já que ela tem se dedicado a conhecer os trâmites da Câmara, funcionários e todas as demais informações que se fazem necessárias para sua legislatura. “Já estou me atualizando sobre todas as informações e tenho gostado muito do que tenho encontrado. Com poucos funcionários, porém muito eficientes, temos uma câmara muito enxuta e que tem tudo para continuar desempenhando um bom trabalho, como já vinha acontecendo”, comentou.
Apesar de ser a primeira vez que Letícia é eleita vereadora, ela teve destaque ao ser eleita como presidente entre os demais companheiros, oportunidade que, para ela, foi lhe dada como forma de reconhecimento ao seu trabalho e capacidade. “Meu nome foi indicado pelo grupo, que me viu como uma pessoa com ideias novas e com o reconhecimento da minha causa, o que me deixou muito feliz e grata pelo reconhecimento e a confiança depositada em mim”, comentou.
Inclusão
Segundo a presidente, um de seus principais objetivos é o de promover a inclusão de pessoas com deficiência na Câmara. Ela explicou que, fisicamente, o prédio que abriga o Legislativo é bastante adequado, mas ainda precisa de melhorias para as pessoas que precisam de mais acesso ao prédio. “Tenho a intenção de promover estas melhorias. Quero deixar minha marca com uma Câmara mais inclusiva e acessível”, destacou.
Apesar destas melhorias no prédio da Câmara enquanto presidente da casa, ela ressaltou que a inclusão será uma briga dela enquanto vereadora para a cidade. “A inclusão e a acessibilidade precisa acontecer em todo lugar. Esta foi uma das minhas marcas de campanha e é para isso que vou brigar. É preciso haver um olhar para este lado e promover as melhoras necessárias para uma cidade mais acessível”, ressaltou.
Mulheres
Não só pelo fato de ser uma pessoa cadeirante, mas também por ser mulher é que Letícia Sader busca a inclusão da classe na política. Ela explicou que, par ser eleita presidente da Câmara, também teve o apoio das outras mulheres vereadoras, sendo da Professora Jandinéia (PT) e de Dona Vilma (Republicanos). Também fiquei muito feliz em receber o apoio das demais mulheres da Câmara. Penso que é preciso haver união entre as mulheres, principalmente no que diz respeito à inclusão da classe na política. A mulher precisa ser valorizada dentro da política e é justamente isso que estamos fazendo em Penápolis e já começamos a colher estes frutos”, enfatizou.
Letícia disse que, o aumento no número de mulheres participando da polícia local é algo que deve ser ressaltado e valorizado para que outras mulheres também busquem esta motivação. “Quando uma mulher vê a participação ativa de outra mulher, isso deve servir como inspiração para que outras também possam buscar seus objetivos. As mulheres podem estar onde elas quiserem”, afirmou.
É entorno de todas estes quesitos que Letícia Sader quer ser uma presidente e vereadora atuante em Penápolis. “Sou de muito fácil acesso das pessoas. Quero estar próxima da população e dialogar com ela, sabendo quais são os problemas da cidade e buscar a solução”, disse.
É justamente neste sentido de buscar a solução que a vereadora espera manter uma relação bastante harmoniosa com o Poder Executivo. “Quero manter um bom diálogo com o Executivo. Fazemos parte de um mesmo sistema e temos que ter os mesmos objetivos: o de trabalharmos em prol de um bem comum e da população que nos confiou seus respectivos trabalhos”, finalizou a presidente.
(Rafael Machi)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
17/11/2024 - Ministério da Economia Penápolis fecha 3º trimestre com 283 empresas abertas
17/11/2024 - Posse do novo Bispo Diocesano será em 14 de dezembro
17/11/2024 - Acidentes deixam três mortos em rodovias da região
17/11/2024 - Antonio Passafaro, 100 anos, recebe Medalha Centenária da Câmara
17/11/2024 - Penápolis terá evento cultural "Negro Gente 3" na terça-feira
17/11/2024 - Equipe reconstrói dispersor de águas no bairro Cidade Jardim
17/11/2024 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta domingo (17)
16/11/2024 - Antonio Passafaro, 100 anos, recebe Medalha Centenária da Câmara de Penápolis
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.