Penápolis, 12/09/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

14/12/2020

Marcius Melhem: Globo esperou diretoria para falar sobre denúncias

Se dependesse apenas do departamento de Jornalismo da Globo, a emissora não teria demorado para comentar nos telejornais as denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-diretor de Humor, Marcius Melhem, divulgadas pela revista Piauí.
A autorização só veio após a diretoria do Grupo Globo analisar e aprovar a forma com que seria feita a menção: uma nota coberta, com citação do compromisso da casa com as regras de compliance e indicação de links para o telespectador saber mais do caso.
A equipe de jornalismo desejava falar sobre o assunto no mesmo dia que a matéria foi publicada. Mas optou-se, primeiro, em discutir o assunto internamente, com outros executivos da empresa, para daí saber como falar nos noticiários.
As primeiras denúncias de assédio contra Melhem surgiram em dezembro de 2019 na coluna de Leo Dias ainda no UOL. Meses depois, em outubro deste ano, Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, realizou uma longa entrevista com a advogada Mayra Cotta, que representa seis vítimas. Mas só a longa reportagem da Piauí, com detalhes de ocorrências, levou a empresa a se posicionar em sua programação.
Apesar da pressão causada pelo impacto da matéria, houve um espaço de quase cinco dias entre a publicação do texto, ocorrida na madrugada de 4 de dezembro, e a primeira leitura da nota da emissora, por volta das 21h40 de 8 de dezembro, ao final do Jornal Nacional. O mesmo conteúdo foi divulgado, na íntegra, no G1, e lido nos demais telejornais da Globo e Globo News posteriormente.
Questionada pela reportagem, a Globo disse que "com as explicações que publicou em seus telejornais, ao mesmo tempo em que informou onde as denúncias poderiam ser conhecidas em todos os seus detalhes, reiterou e justificou também a impossibilidade de comentá-las publicamente sem ferir suas políticas de compliance. Foi a forma transparente que encontramos para tratar do assunto junto a nossos telespectadores, diante dessas limitações". (Com UOL)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

11/09/2025 - Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos

11/09/2025 - STF condena ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado

10/09/2025 - Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

09/09/2025 - Exportações de veículos automotores tem alta em agosto

08/09/2025 - Hidrelétrica de Itaipu chega ao marco de 3,1 bilhões de MWh produzidos

06/09/2025 - Estudante é expulso da UnB por gravar aulas e debochar de professores

05/09/2025 - Furto de energia no país gerou custo de R$ 10,3 bilhões em 2024

04/09/2025 - Governo lança programa para distribuir gás a 15,5 milhões de famílias

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.