Penápolis, 13/09/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

27/02/2020

Estado de SP: Em um dia, casos suspeitos de coronavírus sobem de 11 para 85

Após a confirmação de um caso do novo coronavírus em São Paulo na quarta (26), o governo do estado afirmou hoje que existem 85 pacientes com suspeita de contaminação pela doença. Ontem, a Secretaria de Saúde de São Paulo havia dito que trabalhava com 11 suspeitas.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, atribuiu o aumento do número à ampliação dos países que são considerados áreas de risco do novo coronavírus.
"Nós só tínhamos nexo de casos com a China. Aí passou uma série de países da chamada península asiática [para a lista de países que têm a confirmação do vírus]. Quando incluímos a Itália, essas combinações aumentaram muito. A Lombardia [região daquele país para onde o homem diagnosticado viajou] é uma das regiões mais visitadas no planeta. Então, era muito claro que iria aumentar os casos suspeitos", afirmou durante entrevista coletiva ao lado do governador do estado, João Doria.
Para o ministro, casos do vírus influenza ainda são "centenas de milhares de vezes" mais comuns do que os do novo coronavírus no hemisfério norte.
Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado, explicou que os pacientes apresentam tosse, febre, coriza e viajaram recentemente para regiões de risco.
"Entre esses 85 casos suspeitos, temos dois comunicantes do caso inicial [do empresário de 61 anos diagnosticado com a doença]. O mais importante é ressaltar que todos estão muito bem e estão em acompanhamento domiciliar", disse Sato.
Mandetta afirmou que irá antecipar a campanha de vacinação contra gripe, que irá começar no próximo dia 23. Serão distribuídas 75 milhões de doses da vacina. Essas vacinas, no entanto, não imunizam contra o coronavírus.
Segundo o coordenador do Centro de Contingência do Covid-19 em São Paulo, o médico infectologista David Uip, o número corresponde a um décimo da produção mundial das vacinas contra gripe. O desenvolvimento de uma vacina específica para o coronavírus, no entanto, é abordada com cautela e poderia demorar ao menos três meses.

(Alex Tajra Do UOL, em São Paulo)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

13/09/2025 - Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

12/09/2025 - STF estima que prisão de Bolsonaro será efetuada até dezembro

11/09/2025 - Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos

11/09/2025 - STF condena ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado

10/09/2025 - Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

09/09/2025 - Exportações de veículos automotores tem alta em agosto

08/09/2025 - Hidrelétrica de Itaipu chega ao marco de 3,1 bilhões de MWh produzidos

06/09/2025 - Estudante é expulso da UnB por gravar aulas e debochar de professores

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.