Penápolis, 11/01/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

23/03/2023

De Lothar Matthaus a Tiger Woods: Ídolos do esporte que levam o próprio nome em jogos eletrônicos

Há décadas, o esporte e o universo gamer formam uma parceria de muito sucesso na indústria do entretenimento. Em 2022, por exemplo, três dos dez jogos mais vendidos no mercado, segundo o NPD Group, foram de gênero esportivo: Madden NFL 23 (3º), FIFA 23 (7º) e MLB The Show (10º).

Sendo que essa conexão mútua vai muito além do lançamento de títulos esportivos de modalidades distintas. Já que há, também, um componente muito importante que toda modalidade carrega consigo por natureza, que é a paixão do público pelos seus ídolos.

A prova disso está em estrelas que, nos últimos anos, assumiram o protagonismo de grandes lançamentos da indústria de eSports, como o ex-futebolista Lothar Matthaus, o ex-tenista Andre Agassi e o golfista Tiger Woods.

Lothar Matthaus

Um dos melhores futebolistas alemães de todos os tempos, o ex-meio-campista Lothar Matthaus tinha muita classe dentro de campo, demonstrando, além da qualidade, um excesso de força mental e disciplina para ser um líder nato.

Em uma carreira extremamente vitoriosa, com passagens por grandes clubes como Bayern de Munique e Inter Milão, o ponto mais alto de sua trajetória no futebol aconteceu defendendo as cores de seu país, tendo disputado 25 partidas em cinco edições de Copa do Mundo. Durante muitos anos, ele esteve no topo da lista de atletas que mais entraram em campo na história das Copas, até que veio o craque argentino Lionel Messi e quebrou esse e outros recordes no Mundial do Catar 2022.

Isso posto, o ponto mais alto da carreira de Matthaus aconteceu no Mundial de 1990, na Itália. Nessa edição, o craque alemão foi peça muito importante e capitão na campanha que levou a Alemanha conquistar o tricampeonato do mundo.

Dessa maneira, a popularidade e idolatria de Matthaus lhe rendeu um jogo temático de casino, o caça-níquel “Lothar Matthaus: Be A Winner”. Como não poderia ser diferente, o alemão faz várias aparições nesse jogo e com claras referências ao seu período vitorioso com a camisa de seu país, assim como nos clubes em que brilhou ao longo de duas décadas no ofício de atleta profissional.

Disponível para dispositivos desktop e aparelhos mobile com tablets e smartphones, “Lothar Matthaus: Be A Winner” é produzido com tecnologia HTML5, que dá a ela um poder de estabilidade, principalmente na jogabilidade, impressionante.

Andre Agassi

Lenda do tênis mundial, o estadunidense Andre Agassi teve uma trajetória brilhante no esporte de alto nível. Ex-número 1 do mundo, ele conquistou 60 títulos de simples em quase 20 anos de carreira, sendo uma medalha de ouro nas Olímpiadas de Atlanta (1996) e oito Grand Slams vencidos — série de torneios mais importante da modalidade.

Além dos troféus, Agassi também ficou marcado pelo seu estilo “fora dos padrões” do tênis de sua época. Entre o final dos anos 1980 e meados da década de 1990, por exemplo, ele foi o precursor do uso de roupas multicoloridas nas partidas, assim como suas constantes mudanças de visual chamavam a atenção da mídia.

Craque dentro da quadra e midiático fora dela, era apenas questão de tempo para que Agassi surgisse como protagonista nos videogames dos anos 1990 — período auge da sua carreira. Até que, em 1992, foi lançado para os consoles Super Nintendo, Master System e Mega Drive o jogo “Andre Agassi Tennis”.

O game conta com modo carreira, opção para partida amistosa, bem como modo de treino livre. Além disso, vale ressaltar que o título possui outros personagens jogáveis, mas apenas Agassi é licenciado.

Tiger Woods

Considerado por muitos como o maior golfista de todos os tempos, o estadunidense Tiger Woods ainda segue em atividade como atleta profissional e carrega um histórico de conquistas incrível. Ele é, ao lado de Sam Snead, o jogador que mais venceu títulos no PGA Tour (circuito norte-americano de golfe profissional masculino), com um total de 82 triunfos acumulados em quase 30 anos de carreira.

Dentre os seus principais troféus, Woods levou cinco edições do Augusta Masters, três do US Open, quatro do PGA Championship e três do Open Championship. Além de todos esses feitos, o estadunidense detém o recorde de mais semanas como número 1 do mundo, 281.

No mundo dos games, o craque teve o seu nome estampado na série de jogos “Tiger Woods PGA Tour”, durante 15 anos — entre 1998 e 2013. E, por ter ficado tanto tempo na ativa, a série pôde atravessar distintas gerações de consoles, desde o PlayStation 1 até o Playstation 3.

Todos os jogos da franquia se destacavam não só pela qualidade da jogabilidade ou aspectos gráficos, mas também pela quantidade de jogadores e torneios licenciados do PGA Tour, como a exemplo do renomado evento Augusta Masters.

Quase dez anos de espera: Tiger Woods voltou a estrelar a capa de um game de golfe

Depois de quase uma década longe dos holofotes dos games, Woods finalmente retornou à cena gamer como destaque de uma franquia, a 2K Sports. Sendo assim, a lenda do golfe é capa do jogo “PGA Tour – 2K23”, game que foi lançado para as principais plataformas do mercado em outubro de 2022.

Além do mais, Woods serviu como consultor da equipe de desenvolvimento do jogo. Em entrevista à 2K Sports, o atleta declarou que estava muito feliz em voltar ao cenário gamer e que o seu papel de diretor executivo da atração tornou a experiência incrivelmente única.


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

10/01/2025 - Limpeza de rios: quantidade de sedimentos retirada do Tietê equivale a distância de SP ao Uruguai

10/01/2025 - Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro

09/01/2025 - Financiamento de veículos cresce 20,4% em 2024

09/01/2025 - Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês

08/01/2025 - Após chuva forte e granizo, 250 mil imóveis continuam sem luz em SP

07/01/2025 - Governo autoriza Funai a contratar 1,9 mil servidores temporários

07/01/2025 - Chuva forte deixa mais de 1 milhão sem luz nesta tarde em São Paulo

06/01/2025 - Fernanda Torres vence o Globo de Ouro de melhor atriz

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.