09/12/2022
DA REDAÇÃO
Presidente Prudente será palco de uma verdadeira maratona cultural nos próximos dias 10 e 11 de dezembro. A Virada SP, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, chega à cidade com diversas apresentações da cena artística nacional e internacional. O evento totalmente gratuito acontece durante 24 horas e confere a Presidente Prudente, assim como aos outros 21 municípios contemplados pela ação, o título de capital estadual da cultura de 2022.
“O programa Virada SP amplia o grau de acesso da população a uma programação cultural de grande qualidade em todas as regiões de São Paulo”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado. “Há também um impacto positivo na economia das cidades parceiras e o fortalecimento da produção cultural paulista. Trata-se de uma ação bem-sucedida que resulta da política de descentralização de investimentos do governo de São Paulo”.
A programação será aberta ao público e distribuída em quatro locais da cidade: Praça do Centenário, Centro Cultural Francisco Matarazzo, Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo e Espaço Laje.
O evento começa no sábado (10) às 18h, com duas atrações simultâneas, tão empolgantes quanto diferentes. A banda “U2 Cover Station” estará no palco da Praça do Centenário e promete empolgar o público com os sucessos da banda irlandesa mais famosa do fim dos anos 1970. Na sala de cinema Condessa Filomena Matarazzo, a plateia fica com o brasileiríssimo “Especial Cantos do Sertão”.
O palco da Praça do Centenário recebe ainda a banda de rock brasileiro Leela (20h), e na sequência, às 22h30, Pedra Branca, um dos maiores grupos de de World Music com um repertório multicultural, baseado na música étnica tradicional e mundial
No domingo, às 11h, é a vez do Grupo Taquitá, que chega com o “Brincando Música”, especialmente para o público infantil e toda a família. A cor local fica com a banda prudentina MÉDIA7 e, fechando o palco, no domingo, às 18h30, um dos shows mais aguardados da Virada, o Violivoz, com a dupla Chico César e Geraldo Azevedo.
Para os amantes do rap, a Virada SP traz para o Palco Volante da Praça, o show do rapper Arnaldo Tifu (19h), seguido pela apresentação do grupo local de taiko, os tradicionais tambores japoneses, Dantai Fênix (21h30). No domingo, é a vez de Ferri Strings (14h) apresentando Sunday Fanny e Cida Ajala com o show Inspirações, a partir das 17h30.
O show Acorde para Ouvir de Paulo Moreira e Banda (19h), seguido por Margareth Reali com Sentinela do Futuro (22h) estarão no auditório Sebas Jorge Chammé, localizado no Centro Cultural Francisco Matarazzo (CCFM). No mesmo local, na madrugada, a plateia curte o sambajazz do Black Piano (0h30). Também no CCFM, a Cia Aliteatro apresenta a peça O Perico, às 14h do domingo.
Para quem está atrás de humor, não pode perder “Uma noite com Marcelo Mansfield” na sala de cinema Condessa Filomena Matarazzo, a partir da meia- noite. Marcelo, que já esteve à frente do “Clube da Comédia”, traz um espetáculo com textos de humor sobre a vida e o cotidiano, além de personagens construídos ao longo dos seus dez anos de carreira, alguns que também fizeram parte do “Terça Insana”, grupo humorístico do começo dos anos 2000, criado pela atriz Grace Gianoukas, na capital paulista.
O Espalo Laje recebe “Poesia a Ferro”, no domingo, a partir das 10h e Cia Mudança de Presidente Prudente com Retrovisor, às 12h.
"Com a Virada SP de Presidente Prudente concluímos o projeto para 2022. Estamos muito felizes com o sucesso que alcançamos em cada cidade, a parceria com as prefeituras e poder levar uma programação diversa, incluindo artistas locais e grandes nomes da música nacional e internacional”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da ação.
Presidente Prudente é o 22º município a receber a Virada SP este ano. No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento que este ano voltou ao formato presencial, depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia.
ASPAS DA AUTORIDADE LOCAL
Todas as 22 cidades foram selecionadas por chamamento público, realizado pelo governo do Estado de São Paulo.
Virada SP
A Virada SP é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente. As atividades acontecem durante 24 horas consecutivas em espaços públicos e privados. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público. Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas.
Este ano, a Virada SP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos –Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos e Indaiatuba. As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento.
Além de fomentar e democratizar o acesso à cultura, a Virada SP, parte do programa #JuntosPelaCultura, é um grande incentivador da arte local que une estado, prefeituras e segmentos artísticos a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões do estado.
A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.
Programação
(Todos os eventos na madrugada acontecem do sábado para o domingo)
Palco Praça do Centenário
Sábado (10/12)
18h U2 Cover Station
20h Leela
22h30 Pedra Branca
Domingo (11/12)
11h Grupo Taquitá - Brincando Música
13h MÉDIA7 - Na dúvida, divida
16h Terra Celta
18h30 Chico César e Geraldo Azevedo - Violivoz
Palco Volante
Sábado (10/12)
19h Arnaldo Tifu
21h30 Grupo de Taiko Dantai Fênix - Vibração dos tambores japoneses
Domingo (11/12)
14h Ferri Strings - Sunday Fanny
17h30 Cida Ajala - Inspirações
Centro Cultural Francisco Matarazzo - Auditório Sebas Jorge Chammé
Sábado (10/12)
19h Paulo Moreira e Banda - Acorde Para Ouvir
22h Margareth Reali - Sentinela do Futuro
Domingo (11/12)
00h30 Black Piano - Sambajazz
14h Cia Aliteatro - O Perico
Palco Volante
Sábado (10/12)
20h30 Mlks Pretos de Lugar Nenhum - Afrodeus
23h Alliblack
Domingo (11/12)
1h30 Negreen The Creator - Raizes e sementes
3h Filhos da Ciça - Roxo
Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo
Sábado (10/12)
18h Especial cantos do Sertão
21h Varal
Domingo (11/12)
00h Uma Noite com Marcelo Mansfield
Espaço Laje
Domingo (11/12)
10h Poesia a Ferro e Fogo
12h Cia Mudança de Presidente Prudente - Retrovisor
Intervenção Itinerante
Cornucópia Desvairada. (Com informações do SBT Interior)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
12/01/2025 - "Meta reforça uma agenda política destrutiva", repudia FNDC
10/01/2025 - Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro
09/01/2025 - Financiamento de veículos cresce 20,4% em 2024
09/01/2025 - Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês
08/01/2025 - Após chuva forte e granizo, 250 mil imóveis continuam sem luz em SP
07/01/2025 - Governo autoriza Funai a contratar 1,9 mil servidores temporários
07/01/2025 - Chuva forte deixa mais de 1 milhão sem luz nesta tarde em São Paulo
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.