Penápolis, 11/09/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

05/01/2022

Araçatuba registra primeiro caso de "flurona"

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba confirmou, por meio de teste rápido, o primeiro caso de ‘flurona’, infecção pelo vírus da influenza – causador da gripe – e pelo novo coronavírus, responsável por desenvolver a Covid-19 em humanos.

Conforme informação da pasta, a Vigilância Epidemiológica de Araçatuba foi informada da suspeita depois que uma paciente foi atendida por laboratório particular da cidade na última terça-feira (4). A paciente foi submetida ao teste rápido antígeno - e não o RT-PCR - para as duas doenças e o resultado deu positivo para Influenza A e Covid-19.

“É importante ressaltar que tecnicamente não existe o ‘flurona’. A Secretaria de Saúde emite apenas a resposta de acordo com as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, informou a secretaria, em nota oficial.

A norma técnica apontada pelo município como efetiva é o exame RT-PCR, que tem função efetivamente diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ainda conforme a pasta, a paciente está com sintomas leves, quadro clínico leve, e sendo acompanhada pela equipe de saúde do município. Até o momento o município não registra nenhum caso positivo de contaminação pela variante ômicron.

CASOS

No boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta quarta-feira (05), a Prefeitura de Araçatuba aponta aumento no número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas 174 moradores da cidade testaram positivo para Covid-19.

Pacientes internados em hospitais de Araçatuba também subiram de seis do último boletim, para 10 no boletim desta quarta.

Desde o início da pandemia 880 moradores da cidade perderam a vida em virtude da Covid-19.

PREVENÇÃO

Devido ao aumento do número de casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 o hospital da Unimed divulgou nota informando que, a partir desta quinta-feira (06), irá suspender a rotina de visitas dentro da unidade de saúde. A medida vale para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e demais alas de internações.

A direção do hospital da Unimed alega que o objetivo da suspensão das visitas é devido a alta taxa de transmissão do vírus e para garantir a segurança dos pacientes atendidos.

A Santa Casa de Araçatuba, hospital de referência para mais de 40 municípios da região, informou por meio de sua assessoria de comunicação, que aguarda definição da diretoria para anunciar quais medidas deverão ser adotadas. (Com informações do portal 018 News)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

10/09/2025 - Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

09/09/2025 - Exportações de veículos automotores tem alta em agosto

08/09/2025 - Hidrelétrica de Itaipu chega ao marco de 3,1 bilhões de MWh produzidos

06/09/2025 - Estudante é expulso da UnB por gravar aulas e debochar de professores

05/09/2025 - Furto de energia no país gerou custo de R$ 10,3 bilhões em 2024

04/09/2025 - Governo lança programa para distribuir gás a 15,5 milhões de famílias

03/09/2025 - Pagamentos com cartão estão indisponíveis para serviços dos Correios

02/09/2025 - Governo abre crédito extra de R$ 30 bilhões para Plano Brasil Soberano

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.