05/07/2021
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta segunda-feira (05) o novo calendário para a realização da prova de vida. Quem não respeitar as datas pode ter o benefício suspenso.
Por causa da pandemia, o INSS determinou a suspensão da prova de vida para evitar a ida dos beneficiários à agências bancárias. No entanto, a medida voltou a valer em 1º de junho deste ano.
Como fazer a prova de vida?
O aposentado ou pensionista pode ir até o banco onde recebe o benefício com um documento com foto. Segundo o INSS, alguns bancos permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.
Também é possível comprovar a vida de casa, pelos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br. Nesse caso, a validação acontece por meio do sistema de biometria facial, que utiliza bases de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No entanto, não são todos os beneficiários que têm direito à comprovação à distância.
Os beneficiários com mais de 80 anos ou alguma dificuldade de locomoção podem pedir para que a prova de vida seja feita na casa da pessoa. Neste caso, o INSS envia um representante ao endereço para comprovar a vida do beneficiário.
Também é possível ligar para o número 135 para agendar um horário em uma agência da Previdência Social.
O que fazer se o benefício for suspenso?
O INSS orienta que o beneficiário vá até a agência onde recebe o dinheiro com um documento com foto, que o valor é automaticamente liberado.
(Com Giuliana Saringer, portal 6 Minutos - São Paulo)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
15/01/2025 - Força do emprego faz serviços às famílias terem maior nível desde 2015
14/01/2025 - Pré-carnaval de dois meses pode aumentar faturamento de setores
13/01/2025 - Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
12/01/2025 - "Meta reforça uma agenda política destrutiva", repudia FNDC
10/01/2025 - Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro
09/01/2025 - Financiamento de veículos cresce 20,4% em 2024
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.