14/12/2024
DA REDAÇÃO
O bairro Aparecida é um dos mais antigos e tradicionais de Penápolis. Próximo ao centro da cidade, o local conta com Teatro Municipal, Casa da Cultura, Centro de Artes e Esportes, um comércio diversificado e a belíssima igreja de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.
No passado, também teve o privilégio de contar com a Escola de Samba “Lá vem Mangueira”, da saudosa e inesquecível Dona Tereza.
Em meio a tanta variedade, é lógico que o futebol não poderia ficar de fora, e o bairro teve em atividade, ao longo de muitos anos, os times da Associação Atlética Aparecida e o PEC (Painerense Esporte Clube).
A Aparecida teve como fundadores, os esportistas Brancão, Canela, Lameu e Eurides.
Graças ao bom conceito que tinha e os títulos que conquistava, o time chegou a ter mais de 30 atletas e não havia condições de colocá-los todos em campo.
Foi aí que surgiu a ideia de criação de uma nova equipe e o nome escolhido foi Painerense Esporte Clube, em homenagem a uma frondosa árvore que até hoje permanece intacta defronte a igreja Nossa Senhora Aparecida. Os fundadores do time foram o Brancão, Wilson Reche e Marcos Jorge.
O palco dos grandes jogos das duas equipes era o antigo campo da USP, localizado ao lado da Necrópole Santa Cruz.
Tanto a Aparecida como o PEC honraram o bairro com a conquista de títulos, que encheram de orgulho toda a sua comunidade.
Em partidas memoráveis, grandes jogadores desfilaram seu talento pelos campos da cidade e da região.
Algum deles alçou voos mais altos e foram jogar em equipes profissionais do país, rompendo barreiras e superando desafios.
Naquela época os jogos eram acirrados e mexiam com as emoções dos torcedores, que em alguns momentos exageravam e se envolviam em confusões.
Para evitar que as divergências ganhassem maiores proporções e que prevalecesse sempre o espirito esportivo, os representantes da Aparecida (Téo), do PEC (Brancão) e do Centro Rural (Irineu Origuella), resolveram fundir as três equipes numa só.
Surgiu o União Penapolense para a disputa do Campeonato Marechal Rondon, que lotava o estádio municipal Tenente Carriço em seus jogos, dando grandes alegrias aos torcedores da cidade.
Quando o campeonato deixou de existir, o União Penapolense também encerrou suas atividades.
Conquistas
Os bons momentos vivenciados deu a base necessária aos jovens atletas para o amadurecimento de todos, abrindo as portas para um futuro de conquistas familiares e no trabalho.
Época boa, de uma juventude sadia, amizades solidificadas e sinceras, que o tempo não consegue apagar, graças a iniciativa de um grupo liderado pelo esportista Brancão, Téo, Pio, Guino e Canela, entre outros, que há sete anos promove uma confraternização.
O evento é concorrido e reúne os amigos da Aparecida ainda residentes em Penápolis, e também aqueles, que mesmo morando fora, fazem questão de participar deste momento único de reencontro para relembrar fatos vividos há décadas atrás, mas que continuam presentes na memória de todos.
Festa
A confraternização deste ano está prevista para hoje (14), a partir das 10h00, no CMEI do Jardim Planalto.
Somente para convidados, a festa reunirá 100 pessoas, que passarão horas de muita nostalgia, celebrando a amizade e mais um ano de vida.
A programação prevê partida de futebol entre pais e filhos, além de torneio de truco.
A boa conversa estará acompanhada de arroz carreteiro, macarronada, mandioca, vinagrete, porco a passarinho, carne assada, carneiro e linguiça, junto com bebidas geladas.
O grupo teve origem no seio esportivo, mas sempre que necessário, também tem caráter solidário, com a união de todos em prol a uma causa social, como já aconteceu em campanhas beneficentes para aqueles que precisam de ajuda.
A amizade é um bem precioso que precisa ser preservado para sempre, e, iniciativas como a que ocorre hoje, colabora para isso e faz com que a correria do dia-a-dia de uma pausa para voltar ao passado e ter a certeza de quão felizes todos eram.
Os integrantes da Aparecida e PEC seguiram rumos diferentes, mas hoje todos novamente se igualam para matar a saudade, comemorar o presente e garantir que essa bonita história nunca será esquecida no futuro.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
24/12/2024 - São Paulo inicia reformulação e indica saída de jogadores
24/12/2024 - João Victor aprova Carille no Vasco e não descarta volta ao Corinthians
24/12/2024 - Negociando com o Palmeiras, Paulinho está em São Paulo e visitará o Allianz Parque
22/12/2024 - Palmeiras se interessa pela contratação de Andreas Pereira
22/12/2024 - Torcedores culpam Marcelo Teixeira por demora para contratar técnico
22/12/2024 - Emocionado, Rafinha se despede do São Paulo
22/12/2024 - Divulgado calendário do Sul-Americano Sub-17
22/12/2024 - Conmebol define datas e horários dos jogos preliminares da Libertadores
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.