Penápolis, 12/09/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Esportes

24/09/2023

Projeto Retesp 4 linhas completa um ano de inclusão

Idealizado em quatro pilares: Amor, Respeito, Humanidade e Integração, o Projeto Retesp 4 linhas, comemorou ontem (23), um ano de existência. 
Ele tem como principal objetivo acolher à todos, com igualdade, através do futebol, independente de suas qualidades técnicas. Na lista de atendidos estão crianças e adolescentes com autismo, déficit de atenção e pessoas com deficiências, entre outros. 
No comando deste projeto inclusivo estão os irmãos Nandinho e César, além do amigo Reginaldo, todos funcionários da empresa Retesp, que apoia integralmente a iniciativa. Outras pessoas da empresa também apoiam o projeto. Nandinho já foi atleta profissional, defendendo, inclusive as cores do Clube Atlético Penapolense. O seu irmão, Cesinha, também teve passagens por equipes de futebol.
A idéia do projeto teve início depois que um pai relatou a dificuldade de encontrar um local para seu filho praticar esporte, em função da deficiência que possuía. Nandinho, então, resolveu criar o projeto e levou o seu desejo à direção da Retesp, que prontamente cedeu o campo de futebol que fica na área da empresa, para o desenvolvimento da atividade. Mais do que o campo, a Retesp ainda forneceu os materiais de treinamento, incluindo coletes e chuteiras.  
O segredo do projeto é o acolhimento e as oportunidades iguais, proporcionando à todos a possibilidade de avanços e conquistas, superando as limitações que cada um possui.  
O lema “Desafiando Pequenos Gigantes”, utilizado no projeto, retrata bem o valor imensurável da iniciativa, já que não fica restrito às quatro linhas. Vai muito além, começa logo que a criança e o adolescente chega ao portão, quando é acolhido com respeito e carinho. Todos compartilham um café da manhã e depois vão para as atividades programadas para o dia, sem exigências, sem cobranças, mas com incentivo e estímulo, fazendo com que todos sintam-se protegidos e amparados. Ao final, todos participam de um momento de oração e ouvem palavras de encorajamento e compreensão. Os resultados positivos são relatados por vários pais, com melhoras visíveis no âmbito familiar e escolar.  
Atualmente, o projeto está atendendo 50 crianças, de 5 a 17 anos, gratuitamente. Existe ainda uma lista de espera de 35 crianças e adolescentes, que desejam participar. 
“Estou realizando um sonho, e não existe nada mais gratificante do que poder fazer a diferença na vida de uma pessoa, de poder contribuir com seus avanços, vivenciando suas conquistas, que podem parecer poucas, mas que tem um enorme significado para ela, sua família e principalmente para nós do projeto, que agradecemos à Deus por ter nos dado esta oportunidade”, disse Nandinho.


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

12/09/2025 - Sul-Americana: Conmebol anuncia mudança de sede da final

12/09/2025 - Etapas do Circuito Mundial de Beach Tennis acontecem neste mês

12/09/2025 - Santos e WTorre miram anúncio da nova Vila com naming rights acertado

12/09/2025 - Abel ganha opções no Palmeiras para jogo contra o Inter

12/09/2025 - Boletim Clube de Campo Lago Azul

11/09/2025 - Abba conquista vice-campeonato no Torneio Internacional de Santos

11/09/2025 - Fifa anuncia data e local dos jogos da Copa Intercontinental

11/09/2025 - Mbappé se diz enojado com futebol: "Não aconselharia meu filho a se envolver"

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.